Olá blogueiros hoje vamosescrever sobre as 10 curiosidades do lago titicaca, que está entre a Bolívia e o Peru. Saiba mais lendo no nosso blog abaixo.
A lenda Inca incaica:
Uma das muitas versões diz que os apus (espíritos das montanhas) se zangavam com os homens e as mulheres por serem desobedientes. Habitavam um grande vale, onde hoje se situa o Titicaca. Como vingança, enviaram pumas para exterminar a humanidade.
Perante esta tragédia, Inti, o deus Sol, chorou durante 40 dias. Aquele vale estava submerso nas suas lágrimas. Apenas um homem e uma mulher foram salvos dentro de uma jangada, Manco Capac e Mama Ocllo, filhos de Inti e deuses fundadores do reino de Tahuantinsuyo ou Império Inca. Assim surgiu uma nova vida na Terra.
A versão Aimará:
A lenda inca confunde-se com a dos aimarás, povo cujos herdeiros, tal como os Uros, vivem no Titicaca. Para eles, Viricocha, o deus que tudo criou, emergiu destas águas para ensinar aos sobreviventes o caminho certo após uma grande inundação. Há investigadores que afirmam que este acontecimento está relacionado com o dilúvio universal.
Ilhas flutuantes:
Os Uros construíram ilhas flutuantes com juncos, que atingem os três metros de espessura. Amarram-nos ao fundo do lago, mas por vezes são desamarrados à noite com o movimento da água e ao amanhecer as famílias que vivem nas ilhas encontram-se “a norte”. São habitados por descendentes dos Uros e dos aimarás.
Ilha do Sol – do la Bolivia:
Outro mito diz que aqui nasceram Manco Capac e Mama Ocllo. A ilha, situada do lado boliviano, conserva socalcos para a agricultura e 80 ruínas arqueológicas, entre as quais se encontra a Pedra Sagrada e uma construção labiríntica, a partir da qual, supostamente, foram construídos túneis subterrâneos que levaram a outras cidades que também hoje estão submersas.
A ilha da Lua:
É junto ao Palácio do Sol que ali viviam as donzelas candidatas a futuras esposas do imperador. Só ele poderia entrar neste lugar.
Ilha dos tecelões:
Se quiser um chullo ,o clássico chapéu andino, tecido com mestria, terá de ir a Taquile, uma ilha no planalto peruano que viveu separada do mundo até à década de 1950. A sua arte têxtil foi declarada Património Mundial. As peças são confecionadas à mão ou em teares de pedais. Para além do chullo, é famoso o cinturão do calendário, que representa os ciclos e rituais agrícolas.
Cidade submersa:
Durante uma expedição em 2000, um grupo de arqueólogos descobriu no lago, a 30 metros de profundidade, as ruínas de um templo com o tamanho aproximado de dois campos de futebol. Os investigadores estimaram que tenha 1.500 anos. Muitos relacionam esta descoberta com o reino da Atlântida.
Tiahuanaco:
Tudo é um enigma nesta zona arqueológica: as 175 cabeças incrustadas numa parede (não há rosto que não seja diferente); a Puerta del Sol, em cujo lintel aparece o deus dos bastões, 48 efígies aladas e o seu alinhamento solar; o abandono repentino do local; seus misteriosos habitantes que, segundo os Aimarás – que invadiram Tiahuanaco no século 17 – eram gigantes.
A tradição aimará descreve Viricocha e outros deuses como seres do mar, com escamas. Estima-se que a cidade tenha florescido entre os anos 300 e 1000 d.C., embora o seu início remonte por volta de 2000 a.C.. Sabe-se que foi dedicado a Viricocha, o criador do universo.
O Lago Titicaca:
É o lago navegável mais alto do planeta e o segundo maior da América do Sul. Situa-se entre a cordilheira dos Andes e é partilhada pela Bolívia e pelo Peru.
Qual é a altura do Lago Titicaca e a profundidade:
Situa-se a 3.800 metros acima do nível do mar. Atinge uma profundidade máxima de 284 metros.
CONTATE NOS:
E-MAIL: niko@nctravelcusco.com
WHATSAPP + CELULAR: +51 919 506 847 / + 51 984 606 757.
/ TRILHA INCA CUZCO / TRILHA SALKANTAY / NC TRAVEL CUSCO /
Somos uma agencia credenciada pelo governo peruano, com muita experiência com o público Brasileiros e português em geral.
Se você precisar de mais informações sobre a preparação da sua viagem, ou se quiser assistência para organizar sua viagem conte te nos por favor, ficaremos felizes em atender todas as suas dúvidas.