Olá bloggueiros hoje vamos escrever sobre as roupas típicas do Peru, tracionais folclóricas, etc. Saiba mais lendo nosso blog.
Sobre as roupas do Peru:

O vestuário surgiu como uma necessidade humana de proteção e abrigo que, com o tempo, se tornou um símbolo de identidade entre as comunidades amazónicas, andinas e costeiras do Peru. Os fatores de produção, bem como as técnicas têxteis utilizadas na sua confecção e os desenhos que apresentam, variam de acordo com o contexto cultural e natural de quem os usa.
Assim, o vestuário tradicional é um suporte material da memória ancestral e da cultura viva dos nossos povos. Por exemplo, muitas das peças de vestuário que usamos atualmente têm uma origem pré-hispânica: o anaco, a lliclla, o chumpi, o uncu, o poncho, a cushma, entre outros.
Durante o período colonial, o vestuário tradicional dos povos indígenas manteve-se em vigor e passou por um processo de miscigenação, com uma mistura de tradições indígenas e ocidentais, razão pela qual temos peças de vestuário como monteras, polleras, saiotes, coletes e calças.
A riqueza das fibras naturais com que se confecciona o vestuário tradicional, seja em algodão natural, lã de ovelha, alpaca, vicunha ou outros auquenidos, confere-lhe uma elevada qualidade.
De igual modo, o desenvolvimento de técnicas como a fiação manual, o tingimento com corantes naturais, os bordados e a tecelagem em tear de costas, permitem às habilidosas tecedeiras obter têxteis com desenhos únicos e irrepetíveis.
Roupas típicas do Litoral:
As roupas típicas do litoral são simples e confortáveis. Nesta zona, o traje típico peruano está focado no clima quente, muito intenso no verão. Os seus trajes típicos são frequentemente associados ao marinheiro nortenho.
Chapéu: São feitos com fios de palha e servem para se proteger do sol.
Camisola: É geralmente feita de algodão.
Ponchos: Utilizados no inverno, são um pouco grossos para cobrir completamente o tronco e os braços.
Calças: O homem do litoral usa calças pretas ou escuras.
Calçado: São um modelo fechado e fabricado em pele.
Camisolas: São blusas de algodão que têm bordados no peito. São usados dentro da saia.
Saias: Também chamadas de travessas, são usadas compridas e à cintura. São geralmente pretos ou de cor escura.
Xaile: É uma peça de roupa feita de algodão que cobre os ombros.
Nota: A mulher do litoral prende o cabelo com fitas formando um carrapito.
Roupas típicas da serra:
As montanhas são a região mais fria do Peru, por isso as roupas de montanha são concebidas para contrariar as geadas. Embora o traje típico varie consoante a província, a indumentária das montanhas caracteriza-se por apresentar padrões coloridos nos seus ponchos e saias.
Chullo: É uma espécie de chapéu que protege do frio a cabeça e as orelhas do homem da montanha.
Camisa: São tecidas com tecido ou material caseiro.
Poncho: São semelhantes a coletes, cobrem completamente o tronco e os braços, apenas têm um orifício para que o pescoço possa ser inserido e a cabeça fique descoberta. Geralmente possuem decorações geométricas.
Calças ou bermudas: São geralmente de cores escuras e confecionadas em tecido.
Chumpi: É uma faixa multicolorida que cobre a linha entre as calças e a camisa.
Chinelos: São sandálias feitas de borracha, recolhidas a partir de pneus reciclados.
Monteras Peruanas: São chapéus trazidos pelos espanhóis e adaptados nas montanhas peruanas com fitas coloridas. As cores base são o preto, o vermelho e o branco.
Almilla: São casacos costurados com tecidos coloridos que cobrem o tronco feminino. Têm decorações no pescoço e nas mangas.
Llicllas: É uma manta que se dobra ao meio para se cruzar nas costas e atar as pontas ao peito, formando uma espécie de bolsa que serve para transportar os seus bebés.
Polleras: É o nome dado às saias coloridas feitas com vicunha ou alguma lã auquénida. Vários são usados ao mesmo tempo, até 10, um em cima do outro.
Chinelos: Sandálias feitas de borracha.
Nota: A mulher da montanha penteia o cabelo formando tranças que entrelaça com fitas de lã que dão mais cor às roupas peruanas.
Roupas típicas da selva:
La Selva é a zona mais quente do Peru. O traje típico peruano, pertencente às tribos da Amazónia, é folgado e com pouco tecido devido às altas temperaturas da região. Por este motivo, tanto os homens como as mulheres utilizam apenas a cushma.
Vestimentas do traje típico da selva:
Cushma: É uma túnica solta costurada nas laterais com ornamentos e figuras geométricas.
CONTATE NOS:
E-MAIL: niko@nctravelcusco.com
WHATSAPP + CELULAR: +51 919 506 847 / + 51 984 606 757.
/ TRILHA INCA CUZCO / TRILHA SALKANTAY / NC TRAVEL CUSCO /
Somos uma agencia credenciada pelo governo peruano, com muita experiência com o público Brasileiros e português em geral.