História da gastronomia Peruana:
Todo o encanto e sabor da atual gastronomia peruana foram alcançados num processo de mais de 5.000 anos de fusões até se tornar uma das mais variadas do mundo hoje em dia segundo os especialistas da gastronomia mundial.
Desde as primeiras concepções culinárias pré-incas, as influências incas, a herança espanhola com raízes árabes, o sabor da imigração africana, a sofisticação francesa, os ingredientes sino-cantoneses, a comida japonesa e italiana até ao século XIX, a gastronomia peruana adquiriu essa fantástica diversidade de blends que hoje conquista o paladar mais seleto.
Peru foi escolhido também como o melhor destino culinário do mundo durante 6 anos consecutivos pela WORDL TRAVEL AWARDS, conhecido como os PREMIOS DO TURISMO.
Os pratos mais famosos:
Ceviche: Que dizer. Salada de peixe cozido frio no próprio suco (o famoso leite de tigre) e ácido de limão, e aromatizado com vegetais, incluindo cebola roxa, coentro e pimenta.
Lomo Saltado: É um prato típico da gastronomia peruana, que remonta ao final do século XIX, anteriormente conhecido como lomito de vaca ou lomito a la chorrillana. Surge da influência do chinês-cantonês, que, fundido ao tempero peruano, tornou-se um dos pratos mais consumidos no país.
Causa Lima: É uma entrada fria à base de batata amarela prensada, com recheio de frango (ou atum), maionese, cebola e abacate. Uma espécie de salada russa que você vê em todo lugar.
Papa a la huancaína: Não são típicos de Huancayo, mas sim da ferrovia que ligava esta cidade a Lima (Hinostroza 2006). Neste caso a batata volta a ser a base, acompanhada de molho de leite, queijo fresco e malagueta amarela.
Anticuchos: se existe uma comida popular lima por excelência, é este espetinho de coração de vaca temperado com chili panca e vinagre que é grelhado em inúmeras barracas de rua da capital (e cada uma tem seu toque).
Ají de gallina: Este creme espesso feito com carne de frango desfiada, pão e leite é um preparo humilde e com muitas possibilidades. Tradicionalmente é decorado com ovo cozido e azeitona.
Pisco Sour: Se trata de um cocktail clássico bastante simples à base de aguardente vínica e com grande personalidade.
Pachamanca: prato típico da região serrana, com inúmeras carnes (frango, porco, porquinho da índia) e vegetais (batata, batata doce, milho, fava), cujo segredo é cozinhar na pedra aquecida e marinar com pimenta e chicha de jora.
Shambar: sopa farta do litoral norte com diversas carnes, legumes e leguminosas (feijão preto, grão de bico, fava, ervilha) e geralmente trigo. É temperado com pimenta panca, hortelã e cominho.
Rocoto recheado: tradicional em Arequipa, é um chili com nuances picantes e doces que é recheado com carne picada, azeitonas, ervilhas e queijo fresco, com cominho como fio condutor e batata assada para acompanhar.
Juane peruano: Da região amazônica do país vem essa massa feita com arroz, frango desfiado, ovo e azeitona que é embrulhada e cozida em folha de bijao sobre brasas ou no forno de pedra.
Cuy-Porquinho da India: Cuy não é um prato que os estrangeiros notem, pois é, nada mais e nada menos, que porquinho-da-índia cozido ou frito. A carne deste animal é considerada um lanche requintado e com grande valor nutricional.
CONTATE NOS:
E-MAIL: niko@nctravelcusco.com
WHATSAPP + CELULAR: +51 919 506 847 / + 51 984 606 757.
/ TRILHA INCA CUZCO / TRILHA SALKANTAY / NC TRAVEL CUSCO /
Somos uma agencia credenciada pelo governo peruano, com muita experiência com o público Brasileiros e português em geral.
Se você precisar de mais informações sobre a preparação da sua viagem, ou se quiser assistência para organizar sua viagem conte te nos por favor, ficaremos felizes em atender todas as suas dúvidas.