Festa do Sol em Cusco, Peru (Inti Raymi) dos Incas.

Olá bloggueiros, hoje vamos falar da Festa do Sol Inti Raymi que foi um festival festejado todo os anos em Cusco de origem Inca. Saibam mais lendo …

O que é o Inty Raymi festa do sol?:

Inti Raymi é uma antiga celebração inca em honra do seu Deus Sol: Inti. No auge do Império Inca, era a festa mais importante que se realizava na região andina, com cerca de 20.000 pessoas reunidas em Cusco no Peru.
A festa do Sol foi a celebração mais importante do ano no calendário Inca e simbolizou as origens míticas do povo Inca. A festividade também representava a ligação do Imperador Inca com o seu povo: ele saia as ruas para saludar o povo em Cusco.

Era celebrado todos os anos na data de 24 de junho, que coincide com o solstício de inverno no hemisfério sul.

Conforme os cronistas, a história de Inti Raymi remonta a 1411 quando o (9°) Inca imperador, Pachacuti estabeleceu que o festival deveria ter lugar todos os anos durante o solstício de inverno para honrar o seu deus Inti e celebrar o ano novo Inca.

Patrimônio cultural do Peru:

Em 1944, Faustino Espinoza, um quechua (povo nativo da região andina) escritor, ator, e realizador, recuperou Inti Raymi do esquecimento. A sua intenção era “restaurar o orgulho e a identidade do povo quechua”.

Fez uma enorme e valiosa pesquisa histórica sobre a festividade e começou a organizar a recriação de um Inti Raymi moderno, deixando-te o papel do (Imperador Inca).
Atualmente a festa do sol tornou-se a segunda maior festa da América do Sul, logo atrás do Carnaval do Rio de Janeiro, no Brasil.

Em 2001, o Festival Inti Raymi foi declarado pela lei do Patrimônio Cultural do Peru e Cerimônia Ritual de Identidade Nacional. Hoje é um orgulho nacional do povo Cusqueño, Peruano, da cultura ancestral dos seus antepassados, os Incas.

Porque foi Inti Raymi proibido banido?

A última festa do Sol foi celebrada oficialmente foi em 1535, um ano antes da chegada dos espanhóis à região. O último Inca da Sapa, Atahualpa, realizou o festival sem imaginar que seria o último a ser celebrado no seu glorioso império.

Quando os conquistadores espanhóis chegaram ao Peru, e em Cusco, impuseram a sua cultura, tradições e a religião catolica. Eles consideravam as crenças e tradições indígenas como pagãs e bárbaras, e como consequência, muitas das suas celebrações mais ricas foram culturalmente proibidas.

O festival foi ainda realizado em segredo durante muitos anos, embora não com a mesma grandiosidade de antes, visto que o imperador inca não estava presente para o oficiar.

No entanto, em 1572, a celebração do Festival Inti Raymi foi definitivamente proibida pelo vice-rei espanhol Francisco de Toledo. Os colonizadores espanhóis queriam que os incas adoptassem a fé católica e esquecessem os costumes e tradições da sua própria cultura. Nenhum Inti Raymi oficial teve lugar a partir desse momento, até ao século XX.

CONTATE NOS:

E-MAIL: niko@nctravelcusco.com

WHATSAPP + CELULAR: +51 919 506 847 / + 51 984 606 757.

TRILHA INCA CUZCO / TRILHA SALKANTAY /  NC TRAVEL CUSCO /

Somos uma agencia credenciada pelo governo peruano, com muita experiência com o público Brasileiros e português em geral.

Se você precisar de mais informações sobre a preparação da sua viagem, ou se quiser assistência para organizar sua viagem conte te nos por favor, ficaremos felizes em atender todas as suas dúvidas.