Alimentos típicos de Cusco | Pratos ancestrais dos incas

Alimentos típicos de Cusco | Pratos ancestrais dos incas

A comida de Cusco, é a combinação de diversas culturas que fundiram seus produtos, com ingredientes típicos da região. Isso resultou em uma combinação de pratos típicos, semelhante à nossa cultura que tem mais de 3000 anos de idade.
Comidas tipicas del Cusco

Rocoto Relleno

Eles são rocotos cozidos, recheados com carne moída, amendoim, passas, milho e ervilhas. Eles são revestidos com ovo batido e fritos em óleo quente acompanhado de batatas.

Rocoto Relleno Cusco

Chairo

É uma deliciosa sopa andina, tradicional em Cusco. Chairo é um nome quechua e aimará que significa “tipo de comida”. Esta sopa é consistente e foi preparada para os agricultores, que caminharam durante horas para os seus trabalhos, eles precisam de uma refeição que não estraga. Por esta razão, eles usaram ingredientes que facilitam a sua preparação e duração como chuño, que é a base para a sua preparação, carne de cordeiro, carne desidratada, batata doce, ervilha, cenoura, feijão, hortelã, orégano, salsa, cominho e sal.

Chairo Plato tipico Cusco

Cuy al Horno

Um dos pratos mais emblemáticos dos planaltos peruanos, especialmente em Cusco. A cobaia, é um alimento muito importante para a realização deste prato, primeiro deve estar totalmente limpo para poder introduzi-lo em água fervente. Em seguida, é temperado com todos os condimentos e, finalmente, colocado dentro de um forno para a sua preparação. Esta comida típica pode ser acompanhada de arroz, batata, salada crioulo e yuquitas fritas. Além disso, para beber, você pode escolher chicha morada ou jora.

Chiriuchu Cuy al Horno

Olluquito con charqui

O prato tem dois ingredientes importantes, que são exclusivamente peruanos: olluco e charqui, carne seca de lhama ou alpaca.
Olluquito con charqui

Pacote Trilha Inca Classica 2023

Timpu o puchero

Puchero é um prato típico peruano que foi cozido desde os tempos Inca e era conhecido em Quechua como Timpu (comida de cordeiro em espanhol). Nas montanhas do Peru este prato é muito popular e geralmente é preparado para encantar as pessoas durante os dias de carnaval em fevereiro e março

Puchero Timpu

Chicharrón a la Cusqueña

A carne de porco é cortada e bronzeada em sua própria gordura. É servido no café da manhã. A carne de porco ou porco é preparada em pedaços com o osso em uma panela. Quando fervendo, a carne libera sua gordura, consome o líquido e vai escurecendo pouco a pouco. É cortado, salgado e servido com milho, batata ou mandioca. Eles também servem como um lanche em festividades patronais ou religiosas para fazer parte do Qoyllur Riti, por exemplo. Atualmente eles servem com pão.

Chicharron cusqueño

Adobo cusqueño

A tradicional marinada cusqueño de porco, com sabor intenso e macerado com chicha de jora, cebola e milho amarelo, aquece as noites frias dos milhares de visitantes que participam da III Feira Internacional Gastronômica de Lima, chamada “Mistura 2010”.

A Picantería Don Mateo, da tradição cusquenha, encanta pela primeira vez em Lima os paladares daqueles que assistem a este festival maciço e estão apinhadas para provar este concentrado concentrado de dois porcos, que é acompanhado pelo popular pão Huaro.
Adobo de Cusco

 Pepián de cuy

É um guisado de carne de milho e cobaia, temperado com cebola e açafrão. Depois de descascá-lo em água fervida, os intestinos são retirados da cobaia e cortados em vários pedaços, que são pulverizados com farinha de milho para fritar em óleo quente. Em outra panela prepare um molho de cebola, alho dourado e pimenta vermelha. As cobaias são temperadas e amendoins são adicionados a gosto. O prato é servido com arroz e batatas huairo sancochadas.

Pepian de cuy

Chiri uchú

Flag prato de Cusco e considerado a estrela da arte culinária de Corpus Christi. Chiri Uchú significa pimentão frio ou frio picante em quéchua. Esta comida tem uma mistura entre a costa, montanhas e selva, tendo suas origens no tempo dos Incas, no Tahuantinsuyo. Os ingredientes utilizados para a sua preparação são: milho branco tostado, queijo, cobaia, frango, carne seca, charqui, cochayuyo, eggcup de peixe e rocoto.

 Chiriuchu Cuy al Horno

Huatia

La Huatia é um prato típico da gastronomia andina peruana e boliviana. É semelhante em sua preparação a pachamanca, embora sua preparação e ingredientes tenham características particulares.

As origens deste prato remontam ao Peru pré-colombiano. O primeiro cronista ocidental a falar sobre o Huatia foi o padre Francisco de Ávila que por volta do ano 1600. Este prato é um dos pratos mais característicos e ao mesmo tempo consumido em Cusco.

Huatia de Cusco