Os Touros de Pucará

Proteção Andina


Esse personagem peculiar, cheio de cores e detalhes andinos, é a cerâmica mais representativa da cultura Pucará, que transcendeu épocas, permanecendo viva na cultura peruana.

A história dessas coloridas cerâmicas remonta à chegada dos espanhóis à América, quando as touradas começaram a fazer parte das festas tradicionais da região. Nessas festividades, esses animais eram enfeitados com muitas cores, para depois colocarem picante no nariz, o que lhes causava irritação e os levava à loucura; por isso são representados pelos artesãos com a língua de fora.

É comum encontrar este artesanato em algumas casas do Peru, seja como enfeite em algum cômodo da casa ou no telhado da mesma; muitos o têm por suas cores vivas e outros pelo profundo significado ancestral que carrega em cada uma de suas linhas e formas.

Entre todos os significados que o Torito abriga, há um que é de especial importância, e é o da dualidade andina. Ao colocar dois tourinhos juntos, representa-se a fusão de energias positivas e negativas, de forma a atingir o equilíbrio e o objetivo comum. É por isso que é normal encontrar esses pares nos telhados das casas, como símbolo de proteção e felicidade para as famílias.