Cristo Redentor em Cusco

Cristo Redentor Sacsayhuaman

O Cristo Branco

É uma estátua que representa Jesus Cristo com os braços abertos, simbolizando seu amor e proteção pela cidade de Cusco.

A estátua está localizada no alto do morro Pukamoqo, que significa “morro vermelho” em quíchua, a língua dos incas. O morro tem esse nome porque fica avermelhado ao pôr do sol.

Está obra foi construída pelo artista cusquenho Francisco Olazo, que esculpiu a imagem em granito, mármore e gesso.

A estátua mede cerca de oito metros de altura e tem um brilho especial à noite, graças às luzes que a iluminam, é possível ver de vários partes de Cusco.

O Cristo Branco é um dos pontos turísticos mais visitados de Cusco, pois oferece uma vista panorâmica da cidade e do sítio arqueológico de Sacsayhuaman, que fica a poucos metros de distância.

Para chegar ao Cristo Branco, é possível pegar um táxi, de ônibus que sai da praça principal de Cusco, ou caminhar por cerca de um quilômetro em subida pelo bairro de San Blas.

A entrada no monumento é gratuita e vale a pena pela beleza e pela simbologia que ele representa.

Custo
A entrada no Cristo Blanco é totalmente gratuita.
Muitos turistas preferem visitar este local através do famoso passeio ‘mirabus’ (ônibus ao ar livre que percorre as principais ruas da cidade). O custo deste serviço é em média 20 soles peruanos por pessoa (cerca de US$ 6).

Sacsayhuaman e outras atrações turísticas próximas

Sacsayhuaman

 

Perto de Sacsayhuaman, os turistas podem visitar as seguintes atrações turísticas:

  • Sacsayhuaman: Uma incrível fortaleza Inca com construções feitas de pedras pesando mais de 120 toneladas. Como eles fizeram isso? Ainda hoje é difícil construir construções semelhantes. Sacsayhuaman era um local de importância religiosa. Está localizado no topo de Cusco, próximo ao Cristo Branco.
  • Qenqo: Um templo Inca famoso por suas construções labirínticas subterrâneas. Vale destacar uma mesa cerimonial onde provavelmente foram realizados embalsamamentos. Qenqo tem um anfiteatro onde eram realizadas cerimônias. Está localizado a apenas 1,6 quilômetros de Cristo Blanco.
  • Pucapucara: Pequena fortaleza inca onde eram realizadas cerimônias militares. Possui construções rústicas de até três níveis. Seu nome significa ‘Fortaleza Vermelha’ porque suas paredes ficam com essa cor ao pôr do sol. Está localizado a apenas 5,5 quilômetros de Cristo Blanco.
  • Tambomachay: Um templo onde a água era adorada. É composto por paredes e canais de pedra finamente esculpidos. Acredita-se que o Inca precedia ali as cerimônias religiosas enquanto suas tropas descansavam em Pucapucara, localizada a poucos passos de distância. Tambomachay está localizada a 5,8 quilômetros de Cristo Blanco.